A geografia da Centralidade Arrábida é marcada pela forte feição que a serra lhe confere. O elevado valor natural da fauna e da flora tem um estatuto de proteção concedido pela criação do Parque Natural da Arrábida em 1976 e pela Reserva Natural do Estuário do Sado em 1980. Do Cabo Espichel, em Sesimbra, até Setúbal a paisagem de extensos areais dourados dá lugar às pequenas praias de areia branca recortadas e em Palmela os campos cobrem-se de vinhedos. O Sado favorece a observação de aves, de golfinhos (roaz-corvineiro), e a prática de atividades desportivas em contacto com a natureza.
No património dos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal é notória a preocupação de defesa da região que se materializou no edificado de castelos e fortalezas. O património religioso tem construções exemplares como o convento e igreja de Jesus, considerada a primeira manifestação do estilo manuelino ou o Santuário do Cabo Espichel com localização privilegiada.
Nesta região de vinha, que já possuiu a que foi considerada a maior vinha contínua do mundo, o vinho assume uma importância predominante. A Rota de Vinhos da Península de Setúbal tem divulgado e promovido a descoberta da vinha e do vinho. A gastronomia tem sabor a serra e a mar.