Volta do Duche
2710-631 Sintra
Data de 1936 o anúncio da aquisição do Parque Valenças pela Comissão de Turismo de Sintra, com o propósito de dotar Sintra de um Parque Público. Classificado como um grande melhoramento, preencheria aquilo que se considerava uma lacuna, porquanto: (...) não estava certo que, sendo esta vila conhecida pela terra dos jardins e das flores, não tivessem os seus habitantes e os turistas um Parque Público, onde pudessem passear ou descansar das suas fadigas (...).
O Parque da Liberdade foi inaugurado em julho de 1937, com a presença do Presidente da República. Em agosto de 1939 voltaria a ser notícia, para saudar os melhoramentos entretanto introduzidos, com um especial destaque ao campo de ténis e ao então inaugurado campo de patinagem.
Desde então que este parque tem funcionado como um principal ponto de visita a Sintra, sendo sucessivamente alvo de melhoramentos e manutenção. O coberto vegetal do Parque da Liberdade é caracterizado por um desenvolvimento essencialmente natural, com uma estética, uma paisagem e um conjunto de interações que permitem um variado número de nichos ecológicos incrementando a biodiversidade.