Papagaios de mil e uma cores e feitos, gigantes, acrobáticos e sincronizados dão um colorido especial à Praia dos Moinhos que, durante estes dias, é ponto de encontro entre amantes desta modalidade, e também entre culturas, visto que chegam participantes de todo o mundo.
Equipas de Portugal, Espanha, França, Suiça, Itália, Holanda, Alemanha, Turquia, Inglaterra, China, Malásia e Singapura já marcaram presença em edições anteriores deste Festival e demonstraram a sua criatividade na arte de construir e manusear papagaios de vários tamanhos.
Por outro lado, o FIPA já conta também no seu currículo com a presença de personalidades internacionais como Stafford Wallace, o praticante de maior prestígio na modalidade de papagaios de combate indianos, e Peter Lynn, o neozelandês que se notabilizou pela construção do maior kite do mundo.
Tendo ainda o Tejo como pano de fundo, é comum nestes dias a promoção de diversas actividades no rio, desde kitesurf, a paddlesurf e passeios de canoagem.
A anteceder o FIPA, é organizado anualmente o Festival das Escolas de Papagaios de Alcochete (FEPA) que, como o nome sugere, é dirigido ao público escolar e, habitualmente, conta com a participação de cerca de mil crianças. O grande desafio é, através da organização de ateliês de construção de papagaios, despertar a curiosidade e o conhecimento dos mais novos para a prática desta modalidade.
(cm-alcochete)