Na Barroca d’Alva, entre o montado e as pastagens para o gado, encontramos os arrozais que se afiguram como um dos sistemas mais importantes para a preservação da Natureza.
Integrados no património natural do Concelho de Alcochete, os arrozais, tal como as salinas, assumem-se como um importante habitat para espécies diversificadas como aves aquáticas, anfíbios, répteis e seus respetivos predadores, como é o caso das cegonhas e das garças.
Todavia, apesar da diversidade de atividades, o expoente máximo da Barroca d’Alva é, sem dúvida, a criação de toiros e cavalos de toureio.
Através da realização de provas equestres nacionais e internacionais, a tradição equestre ainda se mantém viva nesta propriedade. Por exemplo, em Março, a Herdade recebe, durante quinze dias, um dos mais reconhecidos circuitos europeus de CCE.
As atividades desenvolvidas na Herdade da Barroca d’Alva são igualmente complementadas com uma vertente histórica que marca presença na propriedade através de dois monumentos emblemáticos: a Ermida do Vale de Santo António d’Ussa do século XV e o de Nossa Senhora Das Graças que foi construída pelos Viscondes de Alcochete.
A Herdade da Barroca d’Alva é um ótimo ponto de partida para conhecer e desfrutar de tudo aquilo que o Concelho tem para oferecer.
(cm-alcochete)